Principios Gerais e Histórico da Potência
_____________________________

     A GLUSA - Grande Loja Unida Sul Americana, tem sua Sede Magistral localizada em local estratégico, no Centro Oeste do Brasil em consequencia no Centro da América do Sul - Brasil, fundada por 3 Lojas Regularmente Constituídas à saber: A.·.R.·.L.·.S.·. PHOENIX nº 01, A.·.R.·.L.·.S.·. ATALAIA nº 2 e A.·.R.·.L.·.S.·. JOSÉ CASTELLANI nº 03, e declara que:

 

     A nossa Potência Maçônica, tem por mister levar a todos os Maçons a filosofia da mais pura Maçonaria, sendo portanto rigorosa na seleção de seus obreiros, o que de plano lhe confere um diferencial fundamental com relação aos seus trabalhos públicos e maçônicos.

 

      A G.·.L.·.U.·.S.·.A.·. – Grande Loja Unida Sul Americana esmera-se pela Liberdade, Igualdade, Fraternidade e pela Justiça Social, trabalhando estritamente dentro dos ditames legais que regem a Maçonaria Brasileira, sob a égide da Constituição Federal, dos Landmarks, Contituições, Old Charges e Lindeiros que regulamentam a Maçonaria Universal, suas Antigas Leis e Regulamentos Maçônicos, praticando e preservando o seu fiel cumprimento e total fidelidade e preservação com relação à Ritualística e aos seus princípios fundamentais que deram início a todas as nossas atividades Maçônicas.

 

     E, para respeitar e praticar a Maçonaria Universal, professamos os Landmarks, a Constituição de Anderson, as Old Chagers, Antigas Leis e Constituições, Preceitos e Lindeiros Maçônicos Universais.

 

     A questão de um candidato poder ser admitido na Ordem Maçônica para nós da G.·.L.·.U.·.S.·.A.·., envolve conceitos e condutas mais profundas do ser humano e muito mais complexas, que devem ser analisadas previamente e com a devida cautela, para somente depois de passada a primeira fase da seleção o candidato ser submetido às regras tradicionais da Ordem Maçônica. Não abrimos mão deste procedimento, pois para a nossa Potência a Igualdade prevalece e se mostra presente nos conceitos maçônicos.

 

     Muitos serão chamados, mas poucos serão os escolhidos é o nosso entendimento, uma vez que fundamental é manter a qualidade que está diretamente vinculada a uma série de atributos que devem ser respeitados, praticados e que fazem parte da mais pura Maçonaria Universal: A MORAL E OS BONS COSTUMES.

 

     Portanto rogamos ao Grande Arquiteto do Universo, que ilumine a todos, para dar o discernimento e o conhecimento necessário, sob a ótica jurídica que envolve os direitos e deveres da Maçonaria, para que possamos engrandecer a Maçonaria na América do Sul e Universal através do nosso trabalho moral e intelectual, fazendo assim um mundo melhor.

 

     É assim o procedimento dos Maçons e Lojas da GLUSA, é assim que pensam e agem os Maçons da GLUSA, é pelo desejo de seguir estes ideais que foi fundada a nossa SOBERANA GRANDE LOJA UNIDA SUL AMERICANA – GLUSA.

 

 

Fraternalmente;
Ir.·.M
.·.I.·.Weber Varrasquim, 33º
Sereníssimo Grão Mestre Geral

 

 

 

 

 

Histórico da Potência

 


     

 

 

 

 

 

 

 

 

     A GRANDE LOJA UNIDA SUL AMERICANA, pessoa jurídica de Direito Privado, doravante denominada GLUSA, é uma Potência Maçônica, entidade civil, filantrópica e sem fins lucrativos.

Parágrafo Primeiro - A GRANDE LOJA UNIDA SUL AMERICANA - GLUSA, tem sua sede Magistral, Foro Jurídico e Domicílio na cidade de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, sendo intransferível para qualquer outra Unidade da Federação Brasileira, ou outro país, não se consistindo, Assembléia Geral, ou deliberação de qualquer outro colegiado, versando sobre tal matéria, sendo vedada convocação de reuniões para deliberação desse assunto, ainda que em caráter itinerante e/ou temporário.

     A GLUSA, é Potência Maçônica dotada de Soberania e Legalidade, com jurisdição em todo o Território Brasileiro e Sul Americano, e em outras localidades onde não houver Grandes Lojas Unidas constituídas, ou não interferir nas jurisdições de obediências com as quais mantenha tratado, onde exercerá o Governo nos Três Graus Simbólicos, em todas as Lojas Maçônicas que dela advirem ou forem incorporadas.

     A GLUSA, adota para a sua jurisdição os Landmarks e Old Charges, as Antigas Constituições e os Uso e costumes de cada Rito adotado, bem como o disposto nesta constituição e no regulamento.

     A GLUSA, tem por finalidades precípuas:

- A prática e difusão do simbolismo maçônico e postulados enunciados nesta Constituição, bem como em seus Rituais, só admitindo às Lojas da obediência pautarem seus estudos e trabalhos nos três graus: "APRENDIZ MAÇOM", "COMPANHEIRO MAÇOM" e "MESTRE MAÇOM".

- As ações de benemerência, culturais, recreação e filantropia, com a criação e/ou manutenção de organismos para consecução de seus propósitos.

     A GLUSA é Formada de Maçons Livres, Antigos e Aceitos, congregados em Lojas Simbólicas, que lhe são federadas, constituindo-se como um Corpo Independente e Soberano da Maçonaria Universal, com responsabilidade e Governo próprio, não podendo alienar, abdicar, dividir ou delegar o seu poder Supremo da Ordem Maçônica, seja por tratados ou por qualquer meio, quer na Jurisdição (Oriente) ou fora dele, que possa direta ou indiretamente sujeitá-la à ingerência, intromissão ou domínio de qualquer outro Corpo Maçônico nacional ou estrangeiro.

     A GLUSA, é a União indissolúvel e irretratável das Lojas Simbólicas e de seus Obreiros em número ilimitado, sendo condição indispensável para admissão, filiação e permanência nas Lojas sob a sua Jurisdição, a livre, mas formal e jurada, aceitação consciente, por parte de seus integrantes, do disposto nesta Constituição e demais Leis e Postulados Maçônicos.

      A GLUSA, adota quaisquer ritos universalmente reconhecidos.

    A GLUSA, manterá Tratados de Amizade e Reconhecimento Mútuo com outras Potências e Corpos Simbólicos ou Filosóficos, dentro do País ou fora dele, de quaisquer Ritos que estejam de acordo com os princípios de Regularidade Maçônica Universal.

   Independente dos tratados, a GLUSA manterá convivência e relacionamento fraterno, com: Potências Maçônicas; Entidades Civis; Associações; Instituições Militares, Instituições Religiosas etc.

     A GLUSA, não dependerá de qualquer outro Corpo ou Autoridade Maçônica, dentro ou fora do País, bem como não prestará contas de seus atos a nenhum Corpo ou Entidade.

     A GLUSA, constituirá suas próprias rendas, aplicando-as exclusivamente na forma disposta no RGG - Regulamento Geral da GLUSA.

    A Existência da GLUSA, é por tempo indeterminado. Em caso da decisão de dissolução da GLUSA, seu patrimônio será doado a Entidades Beneficentes e Assistenciais, a serem escolhidas pela maioria de votos dos membros remanescentes.

 



Sede Magistral


(Calle): Avenida Salgado Filho nº 341 - Bairro Amambaí.
( Ciudad): Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil.
CEP: 79.005-300 - Fone: 55 67 3211-0773
E-mail Geral: glusa.sede@gmail.com


"Per Amore, Justitia et Honor"
Dístico gentilmente traduzido para o latim, a pedido, pelo Ir.·. José Castellani
(in memorian)


 

Endereço: 

Av, Salgado Filho nº 341 - Sala 03 Bairro Amambaí.

CEP: 79.005-300    

Campo Grande – MS – Brasil

 

E-mail:   glusa.sede@gmail.com

Telefone : (6 7) 3 2 1 1- 0 7 7 3

            Horário de atendimento:

 Segunda a Sexta Feira  das 14:30

 as 18 horas.
 

© 2023 by Glusa - Grande Loja Unida Sul Americana

  • b-facebook
  • b-youtube