A BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA E A MAÇONARIA
- Grande Loja Unida Sul Americana
- Jul 2
- 3 min read

Bandeira do Brasil! És emblema de uma Nação, mas também Maçôn.·. poderia ser, pois a forma retangular do avental que usamos como símbolo do trabalho, o teu losango amarelo lembra o olho da sabedoria dominando o poder do ouro, a tua esfera central indica-nos universalidade da caridade Maçôn.·., o teu Cruzeiro representa a doutrina rosacruciana do bem-fazer, porque estas estrelas em campo azul rememora a grandeza do G.·.A.·.D.·.U.·..
Em recintos fechados, como é o nosso caso, a Bandeira deverá estar num mastro, à direita da mesa principal, ou, então, desfraldada sobre a cabeça do presidente da sessão. Numa sessão maçônica, portanto, estando ela presente, deverá ficar hasteada à direita do altar, ao qual tem assento o Venerável Mestre. O lado direito, nesse caso é o de quem, estando no Oriente, olha para o Ocidente. Isso, independentemente de ritos. Ela não poderá de maneira alguma ser colocada, desfraldada, à frente da mesa, coberta por pessoas e objetos, e nem colocada em posição vertical. Também não poderá ser usada como cobertura de placas, retratos e bustos; esse erro, todavia, tem sido bastante comum.
No dia 15 de novembro de 1889 foram instituídos o “Governo Provisório” republicano sendo o Mal. Deodoro da Fonseca aclamado Presidente da Republica e o Mal. Floriano Peixoto vice-presidente, assim como, foram nomeados os Ministros Benjamin Constante, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o Alm. Eduardo Wandenkolk, membros regulares da maçonaria brasileira.
Após quatro dias desta data e ano, portanto 19 de novembro de 1889, foi instituída a Bandeira do Brasil que tremula em nosso país e pelo mundo como hoje é conhecida. Durante o período Imperial a Bandeira Brasileira ostentava seu Verde-Louro e Amarelo-Ouro característicos, mas ao centro apresentava o brasão das armas portuguesa, sustentada por ramos de café e tabaco, pintada por Jean Baptista Debret.
O verde em nossa bandeira não faz referencia as nossas matas, como nos foi ensinado nos tempos de escola, ele simboliza a Casa de Bragança, fundada por Dom Afonso I, da qual Dom Pedro I fazia parte. Já o amarelo, que não simboliza nosso minério, foi uma homenagem a Casa de Hamburgo, Lorena na Áustria, da qual D. Maria Leopoldina, esposa do Imperador, fazia parte, já que era filha de Francisco I da Áustria.
Com a proclamação da Republica do Brasil Rui Barbosa idealizou uma Bandeira Nacional, claramente uma imitação, da bandeira dos Estados Unidos da América, eram duas idênticas, contudo uma com o quadrilátero negro e a outra com o quadrilátero azul, que claramente, não foi aceita por muitos dias, inclusive foi a imitação com o quadrilátero azul que foi içada no mastro do navio Alagoas, que levou o Imperador Dom Pedro II, prisioneiro e expulso com toda a sua família, para o exílio político mais longo da história do Brasil.
O Mal. Deodoro da Fonseca primeiro presidente do Brasil, reintegrou a antiga bandeira, onde somente retirou a coroa, mas mantendo as cores e o formato básico e inseriu o globo nas cores azul celeste e o lema “ORDEM E PROGRESSO”, em letras verdes, que foi retirado da famosa máxima positivista do filosofo e matemático francês Augusto Conte “O amor por principio. A ordem por base e o progresso por fim”. Os demais elementos da bandeira foram adaptados, resultando a atual bandeira nacional, conforme desenho de Décio Villares.
As estrelas que representavam as Províncias do império, foram colocadas como constelações e pelo projeto, deveria retratar o céu do Rio de Janeiro no dia da proclamação da Republica, ocorrido as 08h37min da manhã de 15 de novembro de 1889, houve muita confusão sobre a posição das estrelas e representação dos estados na Bandeira o que foi resolvida pela lei nº 8.421, de 12 de maio de 1992.
O Brasil possui uma das mais lindas Bandeiras do mundo, criada na data de nossa independência e foi modificada ao longo dos anos ate adquirir o formato atual, é muito triste quando em uma data de grande valor histórico, não ver nossa Bandeira hasteada em nossas escolas ou fachadas das casas e nosso povo sem o sentimento o reconhecimento nem darem valor aos símbolos de nosso país só o fazem em datas que nada tem a ver com a história.
Escrito por: Rodrigo Magalhães dos Santos.
Bibliografia.
Comunidade Maçônica. Em:
http://www.comunidademaconica.com.br/artigos/7127.aspx. 17.Nov.2013.
Escola Interativa. Em:
http://www.escolainterativa.com.br/canais/08_datas_comemorativas/novembro_bandeira.asp. 17.Nov.2013.
Formadores de Opinião. Em:
Formadores de Opinião. Em:
Comments